Os princípios que Davi usou para edificar um ministério musical - Parte 9

Postado por Daniel Souza segunda-feira, novembro 22, 2010

9. Um ministério abundante em número de pessoas (v.7)

O números deles, juntamente com seus irmãos, instruídos no canto do Senhor, todos eles mestres, era duzentos e oitenta e oito.

É muito gratificante quando podemos unir qualidade e quantidade. Davi e os chefes do serviço conseguiram tal proeza.

A qualidade dos músicos do ministério de Davi é confirmada nas palavras: instruídos e mestres.
Todos eles eram capacitados para realizar sua tarefa.

No entanto, ter duzentos e oitenta e oito mestres é, de fato, uma grande coisa.

Creio que a palavra “instruídos” nos ajuda a compreender como eles conseguiram tantos músicos. Através de um planejamento e estratégias que visam formar novos músicos poderemos multiplicar o número de pessoas para servir neste precioso ministério.

Tenho observado, ao longo de minha experiência como músico na casa de Deus, que uma das grandes virtudes da igreja é a transferência de conhecimento musical.

Canto coral, bandas, “nipes”, dos mais diversos e até grandes formações de orquestras podem ser encontrados nas mais diversas denominações. De onde vêm estes músicos? Em sua grande maioria são formados nas próprias igrejas. Qualquer irmão com algum conhecimento e boa disposição para compartilhá-lo realizará um importante trabalho em seu contexto de igreja.
Sempre existem pessoas dispostas a aprender no meio da igreja. É assim que o número de músicos de um ministério aumenta.

Outra coisa importante de se observar é estar aberto para envolver pessoas, mesmo com conhecimento limitado e pouca maturidade, para que possam crescer no exercício ministerial.
Os líderes precisam de sensibilidade para observar, entre os adolescentes, jovens e, até, idosos, todos os que podem receber investimento e ter sua oportunidade.

É importante, também, saber em que nível estes irmãos podem atuar. Evangelismo na rua, células, reuniões gerais, congressos, gravações, etc.

Onde meu conhecimento musical me permite atuar?

Por mais “simples” que seja o espaço que temos para desenvolver nosso ministério na igreja, temos que estar conscientes de que estamos ganhando experiência e sendo provados no item fidelidade.
Deus, no devido tempo, pode confiar novas tarefas, em novos níveis para os músicos que forem encontrados fiéis e assim aprovados pelo Senhor.

No amor de Jesus, Daniel Souza

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!