Davi edificou um precioso ministério musical. Foi uma época muito singela em Israel. Um tempo de muita prosperidade e manifestação da glória de Deus.
Davi, além de rei, era músico e muito sensível a esta área (1Sm.16.16-23). Ele sabia que um bom ministério musical poderia cooperar bastante para honrar seu Deus e abençoar a nação.
Davi foi muito zeloso com as coisas do Senhor. Ele sempre se preocupou em fazer o melhor. Por mais que isto lhe custasse algum preço ou sacrifício (1Cr.21.24).
Princípios absolutos foram usados por Davi para organizar um tremendo serviço com a música. Vejamos o que a bíblia nos mostra sobre isto:
1Cr.25. 1 ¶ Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. O rol dos encarregados neste ministério foi:
2 dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela, filhos de Asafe, sob a direção deste, que exercia o seu ministério debaixo das ordens do rei.
3 Quanto à família de Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, sob a direção de Jedutum, seu pai, que profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao SENHOR.
4 Quanto à família de Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote.
5 Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei e cujo poder Deus exaltou segundo as suas promessas, dando-lhe catorze filhos e três filhas.
6 Todos estes estavam sob a direção respectivamente de seus pais, para o canto da Casa do SENHOR, com címbalos, alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus, estando Asafe, Jedutum e Hemã debaixo das ordens do rei.
7 O número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do SENHOR, todos eles mestres, era de duzentos e oitenta e oito.
8 Deitaram sortes para designar os deveres, tanto do pequeno como do grande, tanto do mestre como do discípulo.
Os princípios usados por Davi foram:
1. Um ministério estabelecido por uma liderança plural (v.1)
O texto diz que Davi edificou este ministério junto com outras pessoas. Como é bom contarmos com auxílio para realizarmos a obra de Deus!
Sempre me lembro de uma música do Asaph que diz “quem anda sozinho pode ir mais rápido, mas nem sempre vai mais longe”.
É bem verdade esta canção. Davi era um homem, um guerreiro, um músico e um rei muito capaz, mas não trabalhou sozinho.
Exceto em Cristo, Deus não concentrou em nenhum outro homem todas as coisas. A pluralidade e a cooperação mútua são princípios de Deus. Deus nos fez dependentes uns dos outros. É muito estranho e contra a vontade de Deus uma pessoa descartar a ajuda de outros. O reino de Deus é um reino de cooperação.
Existe sabedoria na multidão de conselheiros (Pv.11.14; 15.22; 24.6). Com toda certeza cada chefe, junto com o rei Davi pode contribuir para a excelência e a eficácia deste ministério.
Vou ainda mais longe. Creio que muitos irmãos e pastores, por mais que não sejam músicos, tem muito a acrescentar e enriquecer ministérios de música. Existem ministérios que estão perdendo muito por ignorar a sabedoria de homens e mulheres de Deus. Preste mais atenção naqueles que tem se chegado a você, querido líder ou músico. Aprenda a ouvir o Senhor através destes irmãos. Deus pode ter enviado estas pessoas para que através de seus conselhos você possa prosperar.
E ainda quero deixar uma palavra de estímulo aos pastores e irmãos no geral que se constrangem em participar do ministério de música, dando sua cooperação, conselho ou até opinião. Você pode pensar: “eu não entendo nada de música”. Pois, bem, esta é uma música diferente. Ela está a serviço de Deus e de sua casa. Tenho certeza de que você conhece o Senhor e vive em comunhão com Ele. Tenho certeza de que você deseja agradar a Deus. Tenho certeza de que você tem se consagrado à oração e a palavra de Deus. Tenho certeza de que o Espírito Santo tem dado sabedoria e manifestado seu amor em tua vida, meu irmão ou irmã. Por isso e muito mais você é extremamente útil e não pode se omitir.
Comece orando e dê sua parcela de cooperação ao ministério de música que está perto de você. O Senhor é contigo!
No amor de Jesus, Daniel Souza.
Os princípios que Davi usou para edificar um ministério musical
Postado por
Daniel Souza
segunda-feira, novembro 08, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou
- Daniel Souza
- Um discípulo de Jesus Cristo, cujo maior desejo é ser semelhante a meu Mestre. Sou casado e plenamente realizado com minha esposa e meus 3 filhos. Sirvo a Deus e a uma linda comunidade de discípulos na cidade de São Vicente, litoral de SP, fazendo parte da equipe pastoral. Também sou músico, produtor e compositor. Estou caminhando para os 20 anos de serviço com a música, através do Ministério "Frutos do Espírito", que tem levado a visão do Propósito eterno de Deus e seu Reino, discipulado, Louvor e Adoração a todo o Brasil e algumas nações.
Também são Discípulos
Arquivo
-
▼
2010
(35)
-
▼
novembro
(14)
- SINAIS DE QUE O MÚSICO ESTÁ CORRENDO PERIGO
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Os princípios que Davi usou para edificar um minis...
- Ai!
- ARREPENDIMENTO
-
▼
novembro
(14)
Copyright 2010 Daniel Souza. Conteúdo por Paula Francis
2 comentários:
PR. daniel, gostamos muito dessas mensagens sobre músicos e ministério de música na igreja, gostaríamos da sua permissão para publicar no blog do ministério de jovens e/ou site da nossa igreja (Batista filadélfia - Governaodor Valadares)
Blog: acjovemibf.blogspot.com
Abraços, fraternal em Cristo!
Wesley Castro
Lider de Jovens IBF
Oi, Wesley! Permitido, mano! Deus abençoe o ministério de vocês. Paz!
Postar um comentário
Obrigado por ler e comentar!